quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Nos Problemas da Próstata, a Localização da Gordura no Corpo é Importante.


Uma das primeiras áreas que eu abordo com os meus pacientes é a gestão de gordura e o quão importante é perder peso em excesso, se necessário.

A razão? O ganho de gordura não está apenas relacionado a um maior risco de cancro da próstata, mas pode fazer com que o seu cancro cresça e se espalhe mais rapidamente. O peso extra aumenta a inflamação no corpo, que atua como combustível para as células cancerígenas.

Contudo, um estudo publicado na revista Câncer analisou mais de perto essa ligação entre o cancro da próstata e o ganho de peso e descobriu que a distribuição da gordura, ou seja, onde a gordura em excesso se localiza, pode determinar a gravidade do seu cancro. Isso mesmo! Não se trata apenas de ter camadas extras de tecido fofo ao redor do corpo, mas a localização da gordura no corpo também é relevante.

A pesquisa recrutou mais de 1.800 homens sem cancro da Islândia e mediu a gordura abdominal e da coxa deles com tomografias computadorizadas. Foram também feitas medições da cintura (que não deve ultrapassar os 93cm) e do índice de massa corporal (IMC, deve estar entre 18 e 25), que estima o risco de obesidade usando altura e peso.

Após cerca de 13 anos, aproximadamente 170 homens desenvolveram cancro da próstata. Aqueles com uma maior circunferência da cintura e um número de IMC mais elevado tiveram maiores riscos de cancro avançado e fatal.

Nenhuma surpresa aqui. Mas exatamente onde o excesso de gordura deles estava armazenado aumentou ainda mais o risco.

A Localização da Gordura no Corpo é importante para o desenvolvimento do Carcinoma de Próstata.


Os investigadores descobriram que o acúmulo de gordura visceral — a gordura que fica profundamente no abdómen e rodeia os principais órgãos — e a gordura subcutânea — a tipo que pode ser beliscada e fica logo abaixo da pele — estavam ambos associados a piores resultados de cancro.

Especificamente, cada aumento de uma unidade de gordura visceral foi associado a um risco 31% maior de desenvolver cancro da próstata avançado. Cada aumento de uma unidade de gordura subcutânea na coxa foi associado a um risco 37% maior de morrer de cancro da próstata.

Mas o que achei mais interessante foi que a conexão entre gordura e cancro era forte mesmo entre aqueles com um baixo IMC. Em outras palavras, mesmo homens com um IMC normal — o que sugere que não estavam clinicamente com excesso de peso — ainda corriam o risco de ter um cancro da próstata agressivo por causa de onde carregavam a sua gordura.




O que isso significa para você?

Por muito tempo, observei clinicamente que medir o IMC não é suficiente para determinar o estado de saúde dos pacientes. Às vezes, os pacientes têm um baixo IMC, mas uma quantidade elevada de gordura visceral. Esses pacientes são chamados de "magros gordos" - eles parecem magros, mas têm excesso de gordura em seus corpos. Por isto, a melhor maneira de medir o excesso de gordura corporal é sempre medido o perímetro da cintura, o qual não deve ultrapassar os 93cm, como já disse anteriormente.

Existem três maneiras de reduzir a gordura visceral: exercício físico, jejum intermitente e alimentação saudável.

O exercício físico feito corretamente é essencial para reduzir a gordura corporal e promover a longevidade. O exercício intervalado, alternando curtos períodos (aproximadamente 30 segundos) de atividade intensa com intervalos mais longos (um a três minutos) de atividade menos intensa, é uma abordagem excelente. Combine o exercício intervalado com resistência ponderada para obter melhores resultados. Você pode usar máquinas, o peso do seu próprio corpo, bandas de resistência ou pesos livres.

O jejum intermitente pode significar desde não comer por 16 horas e consumir toda a sua comida dentro de 8 horas até jejuar dois dias por semana e comer nos restantes 5 dias. O objetivo é abster-se de ingerir macronutrientes (carboidratos, gordura e proteína) por um período prolongado. Você pode tomar água, chá e café (sem leite ou açúcar).

Na minha opinião, comer de forma saudável é alcançável seguindo a Dieta Paleolítica.

Como sempre, mantenha-se firme e reconstrua, renove e recupere a sua saúde.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Saiba o que os utilizadores dizem do SSP3-Forte, publicado na Internet, fazendo copiar -colar este link:
http://problemasnaprostata.blogspot.pt/2013/10/faq-perguntas-e-comentarios-frequentes.html

- Veja os Inquéritos Clínicos aos próprios utilizadores, aqui neste link:
http://problemasnaprostata.blogspot.pt/2015/02/inqueritos-testemunhos-ssp3-forte.html

- Estudo Clínico controlado, randomizado e de longa duração, sobre a eficácia do SSP3-Forte:
http://problemasnaprostata.blogspot.pt/2016/03/estudos-de-eficacia-do-ssp3-forte-no.html