quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Mudanças na Alimentação Diária aumentam sobrevivência de homens com problemas cancerígenos na próstata.


Homens que adoptarem uma alimentação baseada na ingestão de mais gorduras saudáveis encontradas em legumes, nozes e azeite têm taxas de sobrevivência superiores após um diagnóstico de problemas cancerígenos na próstata do que aqueles cuja a alimentação diária  se mantém à base de gorduras saturadas, carnes vermelhas e muitos hidratos de carbono, revelou um estudo publicado nos Estados Unidos.

«O consumo de óleos saudáveis e nozes aumenta os antioxidantes de plasma e reduz a insulina e a inflamação, que podem deter problemas cancerígenos na próstata», afirmou Erin Richman, do Departamento de Epidemiologia e Bioestatística da Universidade da Califórnia em São Francisco.

Os cientistas descobriram que os homens que substituíram 10% do total das calorias diárias ingeridas com gorduras e fibras vegetais saudáveis em vez de hidratos de carbono ( tais como batatas, massas, arroz, grão, feijão e doces ou bolos) tiveram um risco 29% menor de desenvolver  cancer letal na próstata. Também apresentaram um risco 26% inferior de morrer de causas diversas, incluindo outros tipos de problemas cancerígenos.

Estes efeitos verificáram-se até mesmo com pequenas mudanças de hábito. Por exemplo, adicionar uma colher de sopa de azeite por dia observou-se a diminuiçao em 29% de desenvolver cancer de próstata e 13% menor de morte. Adicionar cerca de 31 gramas de nozes na alimentação diária poderá diminuir o risco de cancer de próstata em 18% e ter menos 11% de risco de morrer. 
As gorduras vegetais saudáveis incluem azeite e óleos de canola, nozes, sementes e abacates.
«Os efeitos benéficos das gorduras insaturadas e os efeitos danosos das gorduras trans e saturadas na saúde cardiovascular são bem conhecidos», disse Richman. «Agora, a  nossa pesquisa demonstrou os benefícios potenciais do consumo de gorduras insaturadas entre os homens com problemas cancerígenos na próstata». 

O mesmo tipo de atitude deve e pode ser usada como preventivo para muitos outros problemas cancerígenos e de saúde, sobretudo as doenças crónicas degenerativas, como é o caso da Hiperplasia Benigna da Próstata.

Devemos ter em atenção que há muitos fármacos ( drogas medicamentosas) que provocam efeitos colaterais prejudiciais e agressivos na próstata. Por isto, é sempre muito importante ler as bulas dos medicamentos que lhe são receitados.


Outras regras alimentares a seguir, que protegem a saúde da próstata:

- Evitar o café e bebidas com cafeína
- Evitar o álcool
- Não comer doces.
- Comer bastante fruta, sobretudo os frutos vermelhos
- Beber 2 litros e meio de água por dia, fora das refeições. Por exemplo, tome sempre 2 grandes copos de água antes de todas s refeições. Logo de manhã em jejum, também é muito saudável.
- Comer mais vegetais crus e/ou cozidos, evitando os vegetais amidosos como as batatas, arroz, feijão e grão.
- Evitar as massas.
- Evitar comer lacticínios.
- Comer só pão escuro e moderadamente. O branco é mau.

Melhor regra a seguir: Só devemos comer aqueles alimentos que podem ser comidos também em cru. Eliminar tudo o que precisa de ser obrigatoriamente cozinhado para se comer. 
Ou seja:
- Cereais em geral ---------- Não
- Arroz ---------- Não
- Batata------------- Não
- Massas e outros derivados de cereais -------------- Não
- Feijão ----------------- Não
e assim, por diante.

Por exemplo, o que se pode comer cru (ou cozinhado):
- Carne 
- Peixe
- Fruta
- Hortaliça
- Alho, cebola, nabo, etc
- Sementes ( amêndoas, nozes, castanhas, avelãs, etc. Amendoins não, Caju não.)