terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

O que Devo Comer - TABELA DOS ALIMENTOS CORRECTOS



A Tabela dos Alimentos/ A Cozinha Primitiva. 

Estes são os alimentos  indicados para o nosso Aparelho Digestivo, que se desenvolveu ao longo de 8 MILHÕES de anos e está apto a digeri-los convenientemente - a Alimentação Paleolítica. 

Com estes alimentos, não há
- Gordura a mais, diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, colesterol alto, alergias e/ou intolerâncias alimentares.
Estes alimentos aumentam a sua protecção ás doenças cancerosas e  a outras doenças degenerativas crónicas do homem de da mulher, muito comuns nos dias de hoje.





O que comer? A dieta paleolítica, tem “comida de verdade”, in natura sempre que possível, sem alimentos processados e refinados.



Atenção: Os Alimentos que não estiverem  mencionados nesta tabela, não se devem comer.

Carne, Ovos, Peixes e Frutos do Mar (marisco) Vegetais Óleos e Gorduras Frutas
Gado, Frango, Porco, Ovos, Sardinhas, Alface, Tomate, Alho, Couve, Aspargos, Azeite  (extra -virgem pressionado Banana, Maçã, Mamão, Laranja,
Peixes, Camarão, Caranguejo, Rúcula, Espinafre, Brócolis, Couve de a frio), Bacon, Gordura de Porco, Manteiga Uva, Abacate, Morango, Kiwis,
Bisonte, Atum, Pato, Cordeiro, Ganso, Bruxelas, Mandioca, Beterraba, Pepino, e Manteiga Clarificada, Óleo de Abacate, Limão, Lima, Maracujá, Manga,
Coelho, Lagosta, Cabrito, Peru, Ostras, Abóboras, Batata Doce, Repolho, Vagem, Leite de Coco e Óleo de Coco, Gordura de Abacaxi, Ameixa, Carambola,
Salmão, Búfalo, Carne de Caça, Alcachofras, Cenoura, Broto de Bambu, Pato, Óleo de Macadâmia, Óleo de Tangerina, Melancia, Melão,
Avestruz, entre outras Couve-Flor, Aipo, Acelga, Berinjela, Gergelim, Óleo de Nozes, Óleo de Palma, Romã, Ruibarbo, Nectarina,
Cebola, Agrião, Alho-francês, Chicória, Manteiga de Nozes Pêssego, Banana da Terra,
Almeirão, Funcho, Cebolinha, Cogumelo, Pêra, Lichia, Cereja, Figo,
Mostarda, Quiabo, Nabo, Pimentão, Alga, Amora, Mirtilo, Framboesa,
Ervilha Torta, Rabanete, Inhame, Goiaba, Caqui (ou dióspiro), Tâmara, Cereja,
Abobrinha, Chuchu, entre outros Damasco e outras em geral
Nozes, Sementes e Frutos Secos Ervas e temperos Bebidas Superalimentos
Amêndoas, Castanha do Pará,  Canela, Mostarda, Colorau, Louro, Erva Água, Chá de ervas, Água de Coco, Leite de Manteiga e Manteiga
Castanha de Caju, Nozes, Avelãs, Noz Doce, Manjericão, Pimentas, Cebolinha, Coco, Leite de Amêndoas Clarificada de gado de pasto;
Macadâmia, Pistache, Pinhões, Nozes Coentro, Cravo, Cominho, Alho, Gengibre, Preferir água mineral com ph superior a 5 Miúdos como Fígado, Rins,
Pecãs, Semente de Abóbora, Gergelim, Açafrão, Salsinha, Baunilha, Hortelã, Coração etc; Algas Marinhas;
Semente de Girassol, Linhaça,Bolota Cardamomo, Alfarroba, Semente de Aipo, Caldo de Osso (tutano)
Azeitonas  Caril, Endro, Funcho, Raiz-Forte  Alimentos Fermentados
Ameixa seca, figo seco, tâmaras secas, ou Rábano, Capim-Limão, Lavanda, como Chucrute,
e outros Páprica, Noz-Moscada, Manjerona, Cenouras, Beterrabas, Iogurte
Orégano, Hortelã Pimenta, Pimenta do de Alta Qualidade e Integral,
Reino, Alecrim, Anis Estrelado, Estragão, Kefir.

Tomilho, Wasabi, Vinagre de vinho Fonte: The Paleo Recipe Book/
Practical Paleo/ Primal Blueprint