quinta-feira, 15 de junho de 2017

A Próstata e a Hiperplasia Prostática


A HBP, Hiperplasia Benigna da Próstata, é um problema comum nos homens depois dos 45 anos.
Por exemplo, no Brasil atinge cerca de 14 milhões de homens, segundo a SBU – Sociedade Brasileira de Urologia.
A HBP está relaciona ao aumento benigno da próstata e entre os sintomas mais comuns estão: vontade frequente de urinar, dificuldade para iniciar a micção e jato de urina fraco e aumento da frequência urinária noturna e ainda, ereções francas ou impotência ocasional.

O envelhecimento do homem é o principal fator de risco para a HBP (em conjunto com a alimentação pouco saudável, com  o excesso de gordura corporal e o estilo de vida sedentário), já que após os 45 anos de idade a próstata começa a aumentar.
 Na maioria dos casos e como os sintomas são semelhantes, os homens nem sempre vão ao urologista preocupados com a HBP, que não é tão conhecida, mas, sim, com o medo  de carcinoma na próstata..
Se não for devidamente acompanhada a HBP pode causar problemas graves no futuro: retenção urinária (incapacidade de urinar), infecções urinárias, litiase vesical (acumulação de pedras na bexiga), lesões na bexiga, lesões nos rins e incontinência urinária. Felizmente hoje já existem tratamentos eficazes para evitar estas situações causadas pela HBP.
Deve ser ainda salientado que a HBP e a neoplasia maligna (doença cancerígena) da próstata são doenças diferentes e esta última não é uma complicação da primeira.
Estima-se que mais de 30% dos homens acima de 50 anos necessitarão de algum tipo de tratamento para a HBP durante a vida.
Pela medicina convencional, os Medicamentos (fármacos químicos sintéticos) são sempre a primeira escolha para o tratamento da hiperplasia. Quando o paciente não responde bem, é indicada a cirurgia.
Hoje em dia existem outras opções antes que chegar aos medicamentos ( tem sempre efeitos colaterais prejudiciais) e à cirurgia. A Medicina Nutricional resolve o problema da HBP com eficácia e sem efeitos colaterais negativos dos fármacos.
A HBP não é uma fatalidade a que todos os homens estão condenados.
Saber como pode evitar e tratar da HBP naturalmente, mantendo os PSA a níveis corretos e a próstata no tamanho certo e saudável é importante. Se tem interesse em continuar a ler sobre o assunto, mude de página clicando no seguinte link :