sexta-feira, 17 de novembro de 2017

O maior pesadelo masculino, depois do 50 anos, pode ser evitado sem dificuldade.

O aumento benigno da próstata (HBP) pode estar ligado a questões nutricionais, hormonais e genéticas. A doença é provocada pela proliferação de células musculares lisas e células glandulares das chamadas regiões periuretral e zona de transição da próstata, que causam o aumento volumétrico do órgão.

Sintomas – De acordo com o especialista, os sinais da doença são os chamados sintomas do trato urinário inferior (LUTS), que são divididos em armazenamento da urina, esvaziamento de bexiga e pós-miccionais:
1- Sintomas de armazenamento: urgeincontinência necessidade de esvaziar a bexiga rapidamente quando sente vontade; frequência em urinar (urinar mais de 8 vezes por dia); urgência quando a necessidade de urinar é inevitável; incontinência por transbordamento (quando a bexiga fica tão cheia que ocorre vazamento de uma pequena quantidade de urina que causa a impressão de incontinência quando, na verdade, é retenção urinária); e a noctúria (quando se tem de acordar diversas vezes para urinar, interferindo na qualidade do sono).
· 2- Sintomas de esvaziamento: hesitância (quando a urina demora a sair); jato fraco; intermitência (o jato de urina não é constante e ocorrem interrupções na micção); jato afilado (redução na capacidade na impulsão da urina) e gotejamento terminal (gotejamento involuntário da urina).
· 3- Sintomas pós-miccionais (pós-urinar): esvaziamento vesical incompleto (permanência de volume residual de urina anormal na bexiga após urinar) e gotejamento pós-miccional.

Diagnose – O diagnóstico da hiperplasia prostática benigna é feito mediante perguntas direccionadas aos sintomas, para que o médico dimensione a gravidade da doença, além do resultado de exames, como o toque rectal (para avaliar o tamanho e forma da próstata), ultrasom, estudos do fluxo de urina e cistocopia (para analisar o interior da bexiga). Todo o processo possui o objectivo de fornecer uma avaliação completa, que contribuirá para a escolha do tratamento mais efectivo para cada caso.
Prevenir e tratar
Este problema masculino não é inevitável à medida que se envelhece como muito se diz por aí. Ele pode ser prevenido e tratado sem os medicamentos químicos, radiações ou cirurgia, visto que todos estes têm efeitos colaterais negativos para a virilidade e masculinidade do homem.

Para continuar a ler e saber como deve fazer, clique neste link: