quinta-feira, 4 de abril de 2013

Bacalhau é bom para a Próstata


Proteína derivada do bacalhau inibe metástase do cancro da próstata

Investigadores da University of Maryland School of Medicine identificaram um peptídeo ou proteína, derivado do bacalhau do Pacífico que pode inibir a metástase do cancro da próstata e possivelmente de outros tipos da doença, avança o portal Isaúde.

A pesquisa sugere que o agente pode ser usado como terapia dietética para complementar o tratamento padrão para a doença.

Os resultados foram publicados na revista Proceedings da Academia Nacional de Ciências. 

"O uso de produtos naturais dietéticos com actividade antitumoral é um campo importante e emergente de pesquisa. Entender como funcionam esses produtos poderia permitir-nos desenvolver alimentos que também actuam como terapias anticancro e agentes para a imunoterapia", afirma o autor sénior Hafiz Ahmed.

A maioria das pessoas com cancro morre porque as células do tumor invadem o tecido vizinho e migram para os vasos linfáticos, processo conhecido como metástase. As células cancerosas que se espalham para outras partes do corpo desenvolvem novos vasos para fornecimento de sangue e, eventualmente, domina os sistemas de órgãos da pessoa.

"Este estudo é um dos primeiros a explorar a utilidade terapêutica do glicopeptídeo contendo TFD encontrado no bacalhau para inibir a progressão do cancro da próstata", afirma Ahmed.

O antígeno TFD (Thomsen-Friedenreich dissacarídeo) na proteína do peixe está escondido em células humanas normais, mas é visível na superfície de células cancerosas, e acredita-se que desempenha um papel-chave na metástase.

Peixes polares, tal como o bacalhau do Norte, expressam glicoproteínas que são ricas em antígeno TFD, que os protege de congelar.

A equipa de pesquisa desenvolveu uma forma especial de TFD, chamada TFD100, purificada do bacalhau do Pacífico.

Usando modelos animais, os investigadores descobriram que TFD100 se liga a galectina-3, proteína que é expressa em excesso nas células do cancro da próstata, e bloqueia sua interacção com o antígeno TFD encontrado na superfície das células.

Galectina-3 (gal3) permite a adesão das células cancerosas às paredes dos vasos sanguíneos e também mata células T activas, o que ajuda as células cancerosas a se espalharem por todo o corpo e iludir o sistema imunitário.

Os investigadores observaram que TFD100 impede que as células cancerosas se liguem às paredes dos vasos, suprime a morte das células T e aumenta a resposta imunológica.

"Devido à interacção gal3-TFD ser um factor chave que conduz as metástases, TFD100 é r um agente antimetastático promissor para o tratamento de vários cancros, incluindo adenocarcinoma da próstata", concluem os investigadores.

Segundo os autores, esta pesquisa abre novos caminhos para a nossa contínua busca para descobrir novas formas de prevenir cancro de metástase para partes distantes do corpo. "Se um dia pudermos oferecer aos pacientes um suplemento dietético natural, derivado de proteínas de peixe, que poderia ajudar a bloquear esse processo, poderíamos ter um impacto significativo na melhoria dos resultados e na sobrevivência dos pacientes", afirma o investigador E. Albert Reece.

Obs.: já existe um suplemento dietético natural para tratar e prevenir a Hiperplasia Benigna da Próstata ( mais conhecida por
HBP), que se chama "SSP3-Forte". Procure no google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Saiba o que os utilizadores dizem do SSP3-Forte, publicado na Internet, fazendo copiar -colar este link:
http://problemasnaprostata.blogspot.pt/2013/10/faq-perguntas-e-comentarios-frequentes.html

- Veja os Inquéritos Clínicos aos próprios utilizadores, aqui neste link:
http://problemasnaprostata.blogspot.pt/2015/02/inqueritos-testemunhos-ssp3-forte.html

- Estudo Clínico controlado, randomizado e de longa duração, sobre a eficácia do SSP3-Forte:
http://problemasnaprostata.blogspot.pt/2016/03/estudos-de-eficacia-do-ssp3-forte-no.html