domingo, 17 de março de 2013

Biopsia da Próstata, o que me aconteceu...




Segundo as estatísticas que fiquei sabendo infelizmente depois, 75% das biopsias são desnecessárias e só prejudicam a saude (sexual) masculina. Por isso, quero contar o que me aconteceu para que sirva de alerta a outros homens, com problemas de hiperplasia benigna da próstata (HBP)e valores de PSA fora do normal.


Eu tenho 53 anos. Nunca tive quaisquer problemas de próstata até cerca de sete anos atrás, quando meu PSA de repente disparou 1,5-3,0 após um exame de sangue de rotina. Apesar do meu PSA estar dentro do que foi considerado um intervalo "normal" o meu urologista recomendou que fizesse uma biopsia, dado o aumento incomum do nível de PSA.

Para quem já fez uma biopsia, então você já deve saber que, definitivamente, isto não é nada divertido e não é algo que você quer que aconteça, se puder evitá-lo!
No meu caso, os resultados da minha biopsia informavam "suspeito" e foi tudo o que me disseram. Eu realmente não sabia o que "suspeito" queria dizer! Ou melhor, fiquei a “suspeitar” o pior, algo de muito mau.
Apesar disto, nenhum sintoma de carcinoma na próstata foi encontrado e me disseram para voltar dentro de quatro meses para fazer outra biopsia. Isto não era algo que eu queria repetir, mas parecia ser o mais correcto a fazer com base no que o meu urologista me dizia.

Os resultados deram negativo novamente. Fiquei satisfeitíssimo, como é de calcular!

Então, há três anos atrás, meu PSA disparou novamente e mais uma vez eu fui ao urologista e acabei por fazer nova biopsia, a minha terceira! Felizmente, os resultados foram mais uma vez negativos, mas minha próstata ficou definitivamente muito traumatizada por causa destas três biopsias, que resultaram numa série de efeitos colaterais, que falo mais á frente.

Então aqui estava eu, três biopsias, um PSA continuamente alto e meu urologista sem encontrar nada de errado comigo! Parecia que o meu urologista só queria continuar com mais exames dolorosos até encontrar algo que não estava lá, na próstata, para ser encontrado!
Então, há três meses atrás, meu PSA subiu para 4,8 e mais uma vez o alarme começou a tocar. Mas agora eu não fui em “conversas” do urologista para fazer novos exames. Ao invés de ter outra biopsia, comecei a fazer muita pesquisa e, fruto dessa pesquisa, comecei a tomar SSP3 FORTE, um suplemento alimentar que foi desenvolvido segundo uma base de ingredientes naturais específicos para o tratamento de problemas na próstata.

Uma das minhas maiores reclamações durante todo este processo e que me causou muita ansiedade, é que nunca ninguém me deu qualquer conselho a respeito de suplementos alimentares (medicina clínica nutricional), dieta e outras coisas que eu poderia fazer para manter minha próstata saudável.
Eu tive que descobrir todas as informações por mim mesmo, pois o meu urologista simplesmente não parece saber ou manter-se actualizado com as últimas informações sobre dieta e nutrição. Acredite ou não, depois de pesquisar mais e mais eu descobri que os médicos não têm formação de nutrição ou de dieta na faculdade de medicina, o que eu achava realmente difícil de acreditar. O que eles sabem, é de drogas (fármacos) e como elas interagem com o corpo humano. De nutrição, ou seja, de como os macro e os micro nutrientes interagem no nosso corpo ( afinal somos constituídos por eles) e na nossa saúde e bem-estar, nada ou quase-nada!

De qualquer forma, eu comecei a tomar este suplemento alimentar de nome SSP3-FORTE, porque com a informação que fui lendo e aprendendo, cheguei á conclusão que, no meu caso, meu PSA alto era devido possivelmente a uma inflamação (talvez prostatite) ou apenas a um aumento da próstata devido á idade, a chamada Hiperplasia Prostática Benigna (ou hipertrofia prostática benigna), frequentemente conhecida por HBP apenas.

É difícil dizer o que eu inicialmente senti quando comecei a tomar o SSP3 FORTE mas, definitivamente, senti um aumento na minha energia física e sexual e, melhor ainda, os níveis do PSA passaram a estar normais.
Eu sentia-me agora muito mais saudável, porque tudo estava a ficar normal na minha vida.Até passei dormir as noites seguidas.

Inicialmente eu pensei que era só minha mentalidade de "perspectiva positiva" e porque, além de tomar o SSP3 FORTE para a próstata, eu não estava a fazer nada diferente do que eu tinha feito nos últimos 5 anos.
Um efeito que eu absolutamente notei foi o meu aumento do desejo sexual. As minhas 3 biopsias causaram uma diminuição nas minhas ereções (algo que o meu urologista nunca mencionou). Realmente eu noto uma melhoria acentuada nesta área, o que não era algo que eu estava à espera que acontecesse tão rapidamente. Foi um bónus adicional! Minha mulher tem notado bem a diferença!

Enfim, depois de três semanas de tratamento da próstata a tomar diariamente este suplemento (são 2 cápsulas por dia), fui fazer um novo teste de PSA. E assim, tal como eu "sentia", o meu PSA caiu 4,8-3,3! Esta foi a maior queda que o meu PSA que já teve.

Este sucesso foi em grande parte responsabilidade do "SSP3-FORTE". É improvável que tenha sido qualquer outra coisa que causou tais melhoras na minha próstata, pois foi a minha dieta e os hábitos alimentares as únicas mudanças que fiz no meu dia-a-dia. Também foi a vez que tive uma queda tão significativa nos meus níveis do meu PSA, nos últimos 5 anos, o que exactamente coincidiu com o estar a tomar o SSP3_FORTE.

Resolvi publicar tudo isto que me aconteceu enviando-lhes esta carta e eu espero que ajude outros homens por aí que têm problemas e experiências semelhantes à minha.
Seguindo em frente, eu também estou agora combinar o SSP3 FORTE com mais exercício físico e melhores hábitos alimentares, incluindo comer menos carnes vermelhas, carne de porco e derivados, café, álcool e lacticínios. Aumentei a minha dose diária de vegetais cozidos, vegetais crus e de frutas (especialmente as vermelhas).

Qualquer coisa que eu possa fazer para manter os meus níveis de PSA baixos e o peso normal da próstata, eu levo muito a sério. A falta de cuidado com a próstata pode causar muitos problemas, incluindo até a morte. Se agora sei como evitar, eu evito!
Também a minha vida sexual retornou à normalidade.
Se os meus níveis de PSA não forem causados ​​por um tumor maligno, a última coisa que quero é continuar a fazer são biopsias. Isto é algo que eu definitivamente quero evitar, sempre que possível. Obrigado SSP3 FORTE!

P. Bastos
Coimbra

PS- Se você está em condições semelhantes e precisa do SSP3-Forte, aqui vai o endereço: www.ssp3forte.com