sexta-feira, 26 de julho de 2024

Curcumina: O Segredo para um Fígado Saudável que Todos Deveriam Conhecer

 

Reduza o risco de doença hepática gordurosa (fígado gordo) com este composto vegetal natural...

A doença hepática gordurosa, que se estima ocorrer em até 90% de todos os grandes consumidores de álcool, é uma condição potencialmente fatal causada pelo acúmulo anormal de gordura no fígado. É importante lembrar que o álcool não é a única causa da doença hepática gordurosa. E temos escrito extensivamente sobre o aumento da doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA).

Mas, de um modo geral, as complicações da doença hepática incluem o acúmulo anormal de líquidos, sangramentos anormais e insuficiência hepática (cirrose).

Medidas para reduzir o acúmulo de gordura no fígado incluem exercício e estratégias adequadas de perda de peso, como eliminar o consumo excessivo de açúcares simples na dieta. No entanto, pesquisas oferecem um composto natural promissor que pode ajudar as pessoas a recuperar sua saúde. (Continue a ler para mais detalhes.)

 


Preocupado com a doença hepática? A curcumina oferece benefícios incríveis para a saúde...

O fígado é um dos principais órgãos de desintoxicação do corpo. Ele metaboliza drogas e atua como um filtro para o sangue que vem do trato digestivo, "limpando" o sangue antes de ele ser distribuído pelo corpo. E parece que o fígado também gosta muito de curcumina!

Os autores de um estudo de 2024 publicado na Phytomedicine realizaram uma análise abrangente dos efeitos da curcumina na doença hepática gordurosa não alcoólica usando análise bibliométrica e revisão de literatura. Os pesquisadores descobriram que a curcumina pode aliviar a DHGNA através de múltiplos mecanismos, incluindo a ativação de vias de sinalização para inibir o estresse oxidativo e a apoptose e, potencialmente, a regulação da microbiota intestinal.

Em outro estudo, pesquisadores do Instituto de Pesquisa em Saúde Natural randomizaram 87 pessoas com DHGNA em dois grupos. Um grupo recebeu um suplemento de curcumina duas vezes ao dia (totalizando 1.100 miligramas por dia), e o outro grupo recebeu um placebo duas vezes ao dia. Após 8 semanas, os pesquisadores descobriram alguns efeitos surpreendentes:

- O grupo que recebeu o suplemento de curcumina apresentou melhor funcionamento hepático, conforme medido pelos níveis de enzimas hepáticas no soro sanguíneo.

- O grupo que recebeu curcumina apresentou menor índice de massa corporal (IMC) e circunferência da cintura menores. Este é um grande achado, já que a obesidade é um importante fator de risco para a DHGNA.

- Enquanto mais de um quarto dos pacientes no grupo placebo apresentou aumento nos níveis de gordura no fígado, menos de 5% das pessoas que receberam curcumina experimentaram esse problema.

- Por último, em comparação com o grupo placebo, as pessoas que receberam suplementação diária de curcumina tiveram fluxo sanguíneo hepático significativamente melhorado, maior diâmetro das veias hepáticas e maior volume hepático.

 

Estas são ótimas notícias para pessoas que lutam contra doenças hepáticas crónicas. Mas as boas notícias não param por aí.

A curcumina é um potente antioxidante e anti-inflamatório que também demonstrou melhorar a saúde cerebral ao aumentar os níveis de fator neurotrófico derivado do cérebro (também conhecido como “fertilizante para o cérebro”), reduzir o risco de doenças cardíacas e câncer, aliviar a artrite, entre muitos outros benefícios para a saúde.

 

Quer saber como obter mais curcumina na sua dieta? Confira estas dicas saborosas...

A curcumina – bem como a cúrcuma em que é encontrada – é uma ótima adição a qualquer dieta saudável, e, quer tenha DHGNA ou não, é uma boa ideia consumi-la regularmente.

Quer saber a melhor maneira de adicionar mais desta substância ao seu menu semanal? Considere as seguintes dicas:

- Consuma com pimenta preta orgânica. Isso aumenta a biodisponibilidade da cúrcuma e facilita a absorção e uso de curcumina e outros compostos saudáveis da especiaria pelo seu corpo.

- Evite aquecer. Aquecer a cúrcuma contendo curcumina pode danificar seus benefícios à saúde. Em vez disso, polvilhe esta especiaria no final do cozimento para maximizar seu sabor e potência.

- Quais são os melhores alimentos para combiná-la? Experimente ovos cozidos orgânicos, frango assado de pasto, peixe selvagem ou batatas-doces!

- Tome um suplemento de alta qualidade. Como mencionado, os participantes do estudo sobre gordura hepática tomaram 1.100 miligramas por dia. Geralmente, pensa-se que são necessários cerca de 500 a 1.100 mg para efeitos anti-inflamatórios ótimos. Como referência, há cerca de 200 mg de curcumina em uma colher de chá de cúrcuma fresca ou moída (mais ou menos, dependendo da qualidade do seu produto).

Sem comentários:

Enviar um comentário