quinta-feira, 16 de março de 2017

Colesterol e Triglicéridos (ou Triglicerídeos)

Saiba as diferenças entre colesterol e triglicerídeos (ou Triglicéridos)

A função dessas substâncias no organismo é importante.


Quando falamos em colesterol e triglicéridos (ou triglicerídeos), logo vem à nossa mente a imagem de vilões para o nosso corpo, responsáveis por doenças cardíacas, circulação sanguínea e acidente vascular cerebral. Mas, de acordo com a Medicina Nutricional, essas substâncias não são vilãs. São fundamentais para a existência de vida. No entanto, o excesso das duas no sangue são os principais fatores do acúmulo de gordura dentro das artérias, que podem causar os problemas mencionados acima. 
Passo a explicar, o colesterol é dividido em dois tipos:
1ª O LDL, ou lipoproteína de baixa densidade, conhecido como colesterol “mau”, é responsável por transportar o colesterol do fígado e do intestino para as células.
2º O HDL (lipoproteína de alta densidade) tem a função de remover o excesso de colesterol dos tecidos e levá-lo de volta para o fígado, como se fizesse uma limpeza da gordura, por isso é chamado de colesterol “bom.”
A proporção saudável entre o HDL e o LDL no colesterol sérico, deve ser de 2/3 para o HDL e de 1/3 para o LDL. Por segurança, o LDL nunca deverá ultrapassar os 50% do total do colesterol sérico (total). E, num soro aceitável, o nível de colesterol total não deve ser superior a 200 mg em cada decilitro de sangue.
Os Triglicéridos
Os triglicéridos (ou triglicerídeos) constituem uma das formas de armazenamento energia mais importante do organismo humano. Estão depositados no tecido adiposo e muscular e os seus valores no sangue estão relacionados com o que a pessoa come de carboidratos, como os cereais e derivados, arroz, açúcar e tubérculos, como batata, por exemplo.
As raízes, como a mandioca, batata-doce, cebola, cenoura, nabo, beterraba, etc, não fazem triglicéridos. Por isto, são mais aconselháveis na alimentação em detrimento dos outros acima mencionados
Como controlar
A recomendação é que a partir dos 20 anos todos façam exames periódicos. De acordo com a especialista, a primeira medida para barrar a evolução das gorduras é modificar a dieta.
A alimentação saudável é sempre indicada como tratamento tanto para alteração de colesterol quanto dos triglicéridos (ou triglicerídeos).
Consulte a Tabela sobre Alimentação Saudável aqui neste link: http://problemasnaprostata.blogspot.pt/2016/02/o-que-devo-comer-tabela-dos-alimentos.html
Dependendo dos valores e dos fatores de risco, estabelecemos uma meta de valor ideal de colesterol para cada um e podemos tratar com alteração de hábitos alimentares sem associação de medicamentos para o colesterol (as estatinas, fármacos, químico sintéticos), que tantos efeitos colaterais negativos têm para a saúde de que os toma
A prática de atividade física, além de ajudar a manter o peso corporal correto,  é fundamental para a redução de triglicéridos (ou triglicerídeos), porém, não é tão eficiente na redução do colesterol. Mas a atividade física é capaz de modificar a estrutura do colesterol “mau”, tornando-o menos agressivo. Além disso, a atividade física é a melhor maneira e a  mais eficaz de aumentar os níveis do colesterol bom.