segunda-feira, 16 de abril de 2018

Vitamina D e a próstata

Sabemos que a deficiência de vitamina D no organismo humano aumenta o risco de carcinoma da próstata, da mama, do cólon e do pâncreas.

Desenvolvem-se também doenças autoimunes como, a tiroidite de Hashimoto (glândula tiróide), a anemia perniciosa (estômago), a doença de Addison (glândulas supra-renais) a diabetes tipo 1 (pâncreas), a esclerose múltipla, Lúpus Eritematoso Sistémico (LES), a Artrite Reumatóide (AR) e o Sindroma de Sjögren (SS), etc.
Até doenças do sistema cardiovascular são devidas a deficiências prolongadas de Vitamina D entre outras causas.

Portanto, a deficiência de vitamina D é algo muito sério para a nossa saúde. Como eliminá-la? 
Por duas formas:
 1ª) Obtém-se, principalmente, com meia hora diária de exposição de cerca de 70% do corpo ao sol. Mas há problemas: muito sol pode aumentar o risco de melanoma e o creme filtro solar corta a produção de vitamina D através da pele em 95%. Em vez do filtro solar, que é normalmente uma fórmula maioritariamente sintética cheia de substâncias químicas, use o que é natural e lhe fará bem á pele – o óleo de coco.
2ª) Na alimentação, através de alguns peixes, como a sardinha, salmão (não fumado, não processado), bacalhau e cavala. Os óleos destes peixes contêm boas quantidades de vitamina D. Podem ser tomados diariamente, como suplemento, em forma de cápsulas.

Como se mede a Vitamina D?
A vitamina D é medida no sangue e se expressa em ng/mL. E o que indica a presença da vitamina é a quantidade de 25-hidróxi-vitamina D, abreviado em 25 (OH)D no sangue.
Estudos demonstram que menos de 20 ng/mL já põe a saúde em perigo; 40 ng/mL seria o mínimo aceitável. A vitamina D em níveis normais pode até constituir uma boa “vacina” contra qualquer tipo de doença cancerosa.
O Dr. Charle Myers, oncologista recomenda muito mais, assim como Dr. Michael F. Holick da Universidade de Boston.

Quem precisa da Vitamina D?
Todos nós, desde as crianças, as mulheres grávidas ou que estão amamentando ou não, pessoas obesas. Homens e mulheres, sobretudo depois dos 30 anos, para prevenção dos problemas de próstata e mama, respetivamente.
Os Idosos e pessoas com osteoporose.
Os negros que não vivem em África (o Sol fora do Continente Africano não é tão forte e a pele negra filtra parte dos raios UVB necessários para a produção interna de vitamina D). 

Leitura que aconselho: