segunda-feira, 24 de junho de 2013

Alimentação é importante para a Saúde da Prostata

Estudo demonstra que Mudanças na Alimentação Diária aumentam sobrevivência de homens com doença cancerosa na próstata.


Homens que adoptarem uma alimentação baseada na ingestão de mais gorduras saudáveis encontradas em legumes, nozes e azeite têm taxas de sobrevida superiores após um diagnóstico de cancro na próstata do que aqueles cuja a alimentação diária  se mantém inalterada, revelou um estudo publicado nos Estados Unidos.
A descoberta, publicada no Journal of the American Medical Association of Internal Medicine, sugere que mudanças na qualidade da alimentação podem ser importantes para reduzir o risco de morte entre os homens cujo cancro da próstata ainda não se disseminou por outros órgãos.
«O consumo de óleos saudáveis e nozes aumenta os antioxidantes de plasma e reduz a insulina e a inflamação, que podem deter problemas cancerígenos na próstata», afirmou o principal autor do estudo, Erin Richman, da Universidade da Califórnia em São Francisco.
O estudo foi feito com cerca de 4.500 homens diagnosticados com cancro de próstata não-metastático entre 1986 e 2010. Os cientistas descobriram que os homens que substituíram 10% do total das calorias diárias ingeridas com gorduras e fibras vegetais saudáveis em vez de hidratos de carbono ( tais como batatas, massas, arroz, grão, feijão e doces ou bolos) tiveram um risco 29% menor de desenvolver  cancer letal na próstata. Também apresentaram um risco 26% inferior de morrer de causas diversas, incluindo outros tipos de problemas cancerígenos.
Estes efeitos verificaram-se até mesmo com pequenas mudanças de hábito. Por exemplo, adicionar uma colher de sopa de azeite por dia observou-se a diminuição em 29% de desenvolver cancer de próstata e 13% menor de morte. Adicionar cerca de 31 gramas de nozes na alimentação diária poderá diminuir o risco de cancro de próstata em 18% e ter menos 11% de risco de morrer. 
As gorduras saudáveis incluem os óleos dos peixes de água fria (por exemplo bacalhau, salmão, cavala e sardinha), azeite e óleo de coco, nozes, sementes e abacates. (amendoim NUNCA!)
«Os efeitos benéficos das gorduras insaturadas e os efeitos danosos das gorduras trans e saturadas na saúde cardiovascular são bem conhecidos», segundo argumentou Richman. «Agora, a  nossa pesquisa demonstrou os benefícios potenciais do consumo de gorduras insaturadas entre os homens com cancro de próstata», disse ele. 

NORMALINNE, é o melhor suplemento de óleos de peixe de água fria que você pode usar

O mesmo tipo de atitude deve e pode ser usada como preventivo para muitos outros problemas cancerígenos e de saúde, sobretudo as doenças crónicas degenerativas.
Devemos ter em atenção que há muitos fármacos que provocam efeitos colaterais danosos à próstata. Por isto, é sempre muto importante ler as bulas dos medicamentos.


Outras regras alimentares a seguir, que protegem a saúde da próstata:
- Evitar o café e bebidas com cafeína
- Evitar a cerveja e bebidas com álcool
- Não beber leite
- Não comer doces.
- Comer fruta, sobretudo os frutos vermelhos
- Beber 2 litros e meio de água por dia, fora das refeições. Por exemplo, tome sempre 2 grandes copos de água antes de todas as refeições. Logo de manhã em jejum, também é saudável.
- Comer mais vegetais crus e/ou cozidos, evitando os vegetais amidosos.
- Comer só pão escuro. O branco (farinha muito refinada) é mau.

Saiba mais ainda neste link:
http://problemasnaprostata.blogspot.pt/2013/03/alimentacao-que-trata-e-proteje-prostata.html